terça-feira, 11 de setembro de 2018

Celulares piratas começam a receber mensagens de bloqueio a partir do dia 23. Confira como fica a situação dos importados

A partir do próximo dia 23 de setembro, os consumidores que habilitarem celulares irregulares, tambémsconhecidos como xing-lings, no estado do Rio receberão da Anatel mensagens de alerta de bloqueio dos seus aparelhos. Consumidores que estejam utilizando aparelhos piratas antes dessa data (23) não serão desconectados caso não alterem o seu número. Já aqueles que conectarem à rede aparelhos irregulares após essas datas serão notificados por mensagens de texto (SMS) e, após 75 dias, o aparelho não irá mais funcionar. Neste estado, o bloqueio deve ocorrer a partir de 8 de dezembro. As mensagens serão enviadas pelo número 2828.

A decisão vai afetar apenas os modelos que não tiverem a homologação da Anatel e o IMEI cadastrado na GMSA, uma espécie de impressão digital internacional que está em todos os telefones produzidos de forma oficial. Ou seja, nem todos os smartphones importados serão bloqueados. Os modelos que não possuem certificação da Anatel, mas têm o IMEI cadastrado na GSMA continuarão funcionando normalmente. A decisão não vai afetar marcas conhecidas, como IPhone, Samsung, LG, Xiaomi, OnePlus e Meizu, entre outros modelos que normalmente as pessoas trazem de fora durante suas viagens, mesmo que o aparelho não seja vendido oficialmente no Brasil. Já os aparelhos hoje incluídos na lista nacional de terminais irregulares por roubo, furto ou extravio continuarão impedidos de acessar as redes móveis nacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário